É freqüente entre pais e familiares as queixas sobre a rotina alimentar das crianças, seu apetite e suas preferências. A introdução de novos alimentos exige dedicação, para a criança não criar seus próprios costumes incorretamente.
Baseado nisto devemos agir de modo a estimular que a criança coma o necessário ( que permita um crescimento ótimo, sem risco para obesidade ou desnutrição) segue as regras:
. 1- Nunca force, não agrade, não insista para comer. Mantenha atitude calma e indiferente quando a criança recusar o alimento.
. 2- Estimular a criança a comer sozinha, mesmo que demore mais e coma menos.
. 3- Colocar pouco comida no prato. Prato cheio desanima a criança.
. 4 – Não prolongar demais a refeição, que deve durar aproximadamente 30 minutos. Depois desse prazo o prato deve ser retirado calmamente sem comentários.
. 5- DAR EXEMPLO. Comer bem, elogiar a comida e não manifestar repulsa ou desagrado por qualquer comida na frente da criança.
. 6- Ambiente agradável as refeições. Evitar discussões e coisas que distraiam a criança. Horário de refeição não é horário de televisão ligada.
. 7- O cardápio infantil deve ser variado e a comida gostosa e atraente.
. 8 – Fazer as refeições em horários regulares. Deixar a criança descansar alguns minutos antes das refeições; não arrancá-la bruscamente de suas atividades ou brinquedos.
. 9 – Não dar doces e guloseimas fora das refeições.
.10 – Evite o excesso de leite e nunca substitua a refeição pela mamadeira.
NUTRICIONISTA RESPONSÁVEL CRN 4409
Comments